18 maio, 2018 Prefeitura de Macaíba promove diversas ações alusivas ao 18 de maio

18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

A campanha “Compartilhe essa ideia” continua firme em Macaíba. Nesse sentido, aproveitando a data de 18 de maio, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), desenvolveu uma série de ações contra a exploração sexual infanto-juvenil.

Pela manhã, as principais praças e semáforos da região central da cidade serviram de cenário para ações socioeducativas que incluíam abordagem e orientação aos pedestres e motoristas e distribuição de panfletos didáticos.

Já no período da tarde, as ações foram concentradas na Paulo Holanda Paz, com uma vasta programação protagonizada por crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, grupos do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, toda coordenada e acompanhada pela equipe da SEMTAS.

Apesar da passagem da data de 18 de maio, a campanha prossegue sem data prevista para terminar. Na semana que vem, por exemplo, ações serão realizadas nas escolas municipais Francisco Genival, Falcão Freire e Rodolfo Helinsky, estimulando a população (principalmente alunos e pais de alunos) a reconhecer e denunciar casos envolvendo esse tipo de violência no município de Macaíba.

Denúncias

Os principais mecanismos para realizar denúncias contra esses tipos de violência são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive finais de semana; o CREAS, que atende por meio do número 3271-1423, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e o Conselho Tutelar, que atende mediante o 3271-6527, nos mesmos horários e dias do CREAS.

Fotos: Márcio Lucas