29 maio, 2018 Parceria entre Prefeitura e IDIARN facilita atendimento de criadores de Macaíba

Devido a uma parceria firmada entre a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE), e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) em abril de 2017, o atendimento aos criadores de rebanhos no município foi facilitado.

Desde então, eles podem declarar o seu rebanho, tirar sua Guia de Trânsito Animal (GTA) e dúvidas na sede da SEMAPE, que agora tem uma assessoria da IDIARN. Antes, esses procedimentos só eram feitos na sede da EMATER/RN. O horário de atendimento é das 8h às 12h, e das 13h às 17h.

Nesse sentido, os criadores devem estar atentos ao calendário de vacinação. O prazo final para compra de vacinas da 1ª fase da campanha contra a febre aftosa expira na próxima quinta-feira (31/05). Já o prazo máximo para declaração do rebanho é de 15 dias após o término da 1ª fase da vacinação.

Segundo o SIAPEC, sistema que dispõe todas as informações sobre os criadores de gado do estado, até a presente data, apenas 19,77% dos criadores vacinaram seus animais. A não declaração da vacinação do rebanho pode implicar em autuação do proprietário e em multas que podem chegar a até 44 reais por animal.

Outro detalhe importante a ser lembrando é a vacinação contra a brucelose. Mais informações sobre essas campanhas de vacinação e assessoria técnica podem ser obtidas através da SEMAPE, localizada na Rua Frei Miguelinho, nº 178, (por trás do prédio da Prefeitura de Macaíba). Os telefones para contato são: 3271-6539 e 3271-6566.