26 junho, 2018 Vila Olímpica de Macaíba poderá receber atividades de curso superior da EAJ/UFRN

Uma comitiva de docentes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) visitou as instalações da Vila Olímpica de Macaíba acompanhada pelo prefeito Fernando Cunha na manhã desta terça-feira (26).

O objetivo da visita foi discutir e viabilizar um convênio entre a Prefeitura de Macaíba e a referida instituição para que o espaço da Vila seja utilizado como campo de atividades regulares e de extensão do futuro curso superior de Educação Física que atualmente está sendo pleiteado pela EAJ/UFRN junto ao Ministério da Educação (MEC).

A previsão é que esse curso esteja em pleno funcionamento em 2019. Com o convênio firmado, os estudantes de Educação Física que ingressarem na EAJ/UFRN poderão ter realizar suas atividades na Vila Olímpica e lá também atuarem em projetos sociais junto à comunidade macaibense.

“A impressão é ótima porque aqui tem muitos equipamentos desportivos, por exemplo, de ginástica, de esportes coletivos, e isso acaba sendo muito importante para a formação do professor de Educação Física também como atuação junto à comunidade.”, relatou o professor Márcio Romeu, coordenador do Departamento de Educação Física da UAB, sobre a Vila Olímpica de Macaíba.

Corroborando com o professor Márcio, o coordenador da Rede e-TEC (ensino a distância) na EAJ/UFRN, professor Max Lacerda, referiu: “A impressão que a gente tem depois desta visita é que a estrutura é muito adequada. Realmente, a Prefeitura de Macaíba está de parabéns pela Vila Olímpica. Os próximos passos serão estabelecer um convênio entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para que esse espaço possa ser utilizado pelos alunos”.

Em sequência, o professor Hailson Preston, que inclusive é coordenador de polo de ensino, disse estar “maravilhado” com a Vila Olímpica e que não tinha ideia que havia uma riqueza como esta em Macaíba. “Tenho certeza que será uma parceria altamente proveitosa.”, completou remetendo à futura parceria entre a Prefeitura de Macaíba e a UFRN.

Já o diretor da EAJ/UFRN, professor Júlio César, externou que o processo de implantação do curso de Educação Física na instituição em que é gestor está aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Acredito que dará tudo certo. É mais um curso que virá em benefício da nossa região aqui de Macaíba”, declarou. “Só tenho a agradecer ao prefeito Fernando porque a Vila Olímpica sempre esteve aberta para a nossa instituição.”, finalizou.

Fotos: Márcio Lucas