03 julho, 2018 Parceria entre Prefeitura e Governo do RN rende obra histórica para Macaíba

Em Macaíba, ao lado do prefeito Fernando Cunha, o governador Robinson Faria inaugurou o Anel Viário Metropolitano

A BR-304 em Macaíba foi o palco da cerimônia de inauguração de uma das obras mais significativas que a cidade já recebeu. Chamado por muitos de “obra do século”, o Anel Viário Metropolitano teve uma nova etapa inaugurada na tarde desta terça-feira (03), quando ao lado do prefeito Fernando Cunha, o governador Robinson Faria inaugurou a via que liga a referida rodovia federal ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (Acesso Sul), correspondendo a um trecho de 12km que será totalmente iluminado com lâmpadas do tipo LED, somando-se ao trecho entre Macaíba e Parnamirim que já começou a receber os postes onde serão instaladas essas lâmpadas, obra conseguida pela gestão municipal macaibense junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na ocasião da inauguração, o prefeito Fernando Cunha destacou a parceria entre a Prefeitura de Macaíba e Governo do RN que tem rendido muitas obras para o município. Por exemplo, há menos de uma semana, os dois gestores estiveram juntos para realizar a inauguração da obra de pavimentação asfáltica do Distrito Industrial de Macaíba (DIM). Além disso, o gestor de Macaíba destacou outras obras de grande importância como a reabertura da maternidade do Hospital Regional Alfredo Mesquita e a construção de uma nova UTI com 10 leitos no mesmo hospital. Antes de concluir seu discurso, o prefeito Dr. Fernando mencionou mais duas obras que deverão beneficiar a Terra de Augusto Severo: o Programa Moradia Cidadã e o alargamento da RN-160 em um trecho de 10km que deverá ligar essa via estadual a um novo polo industrial na cidade.

Na sequência, o governador Robinson Faria e o prefeito Fernando Cunha assinaram uma ordem de serviço que autoriza o início de uma abrangente obra de esgotamento sanitário que deverá fazer com que o município de Macaíba seja 100% saneado, sendo um dos primeiros do Rio Grande do Norte a ter esse privilégio, que será resultante de um investimento de mais de 6 milhões de reais.

Além do prefeito de Macaíba, prestigiaram a inauguração o seu vice, Auri Simplício; os vereadores Gelson Lima (presidente da Câmara Municipal de Macaíba), Antônio França, João de Damião, Silvan Freitas e as vereadoras Edma Maia, Ana Catarina, Ismarleide Duarte, Socorro Nogueira, Rita de Cássia e Dadaia Ribeiro; prefeitos e vereadores de outras cidades da Grande Natal e do interior; secretários estaduais e municipais; empresários; e autoridades militares.

Anel Viário

O Anel Viário da Grande Natal, com acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, é composto por dois trajetos: na parte Sul e na Norte. Como o nome diz, vai ser uma estrutura rodoviária ao redor de Natal, que será a segunda capital do país – ao lado de São Paulo – a ter uma estrutura do tipo.

Pelo acesso Sul, o Anel Viário funciona da seguinte forma: toma-se a rota de Parnamirim em direção à Macaíba. Entra na Reta Tabajara, ou seja, na BR-304, e logo o após o posto da Policia Rodoviária Federal tem-se um jogo de semáforos onde existe um acesso à direita com pista duplicada até o girador da entrada ao aeroporto.

A obra comportou drenagem, sinalização horizontal e vertical, pavimentação, terraplanagem, sub-base e base. O investimento total é de R$ 117 milhões.

Fotos: Márcio Lucas

*Assecom-PMM