26 julho, 2018 Fórum une sociedade macaibense e Prefeitura por uma meta transformadora

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado Edição 2017/2020.

Visando discutir e promover ações para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes no município, a Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Trabalho e Assistência Social (Semtas) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado Edição 2017/2020, após apresentação cultural do grupo macaibense de Hip Hop formado por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O Fórum aconteceu na Vila Olímpica e contou com a participação da população, entidades e organizações dos mais variados setores da sociedade civil e setores da Administração Municipal tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, comunidades locais e tradicionais, grupos religiosos, culturais e esportivos, dentre outros.

De acordo com Mariana Barros – Articuladora Municipal do Selo Unicef, a ideia foi unir sociedade e Prefeitura por uma meta transformadora: a de fortalecer as políticas públicas que proporcionem qualidade de vida para as crianças e adolescentes macaibenses. “O objetivo foi apresentar a edição 2017/2020 e mobilizar a comunidade estimulando a participação social e tomadas de decisões que fortaleçam as políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil”, disse Marianna.

Com base nas informações debatidas no seminário, um plano de ação para nortear as ações sociais voltadas às crianças e adolescentes do município será construído. Em 2019, haverá uma reunião intermediária para debater e acompanhar o desenvolvimento das atividades e, em 2020, a segunda edição do Fórum Comunitário, ano em que serão divulgados os municípios aprovados pelo Selo Unicef.

Certificação

Macaíba recebeu o Selo nas edições 2005/2008 e 2013/2016 devido às atividades desenvolvidas pela Prefeitura nestes períodos. As atividades da Vila Olímpica de Macaíba foram determinantes para a conquista do certificado em 2016. Atualmente, centenas de crianças e adolescentes continuam participando de ações educacionais, esportivas e culturais na Vila Olímpica.