13 agosto, 2018 Saúde bucal de Macaíba é destaque em programa de TV

Especialidade de referência em Macaíba, a área de saúde bucal foi abordada em um programa da TV Futuro no sábado (10/08), onde os profissionais Sérgio Siqueira (coordenador de Saúde Bucal do município) e Fernando Leal (diretor do Centro de Especialidades Odontológicas), concederam entrevista ao apresentador Richard Palmeira, mais conhecido como Dr. Palmeira.

Na oportunidade, eles falaram sobre a logística e a estrutura da saúde bucal na cidade, tida como uma melhores de todo o Rio Grande do Norte, exemplificando os centros especializados, o projeto do Dia D contra o câncer de boca (que já foi destaque em congresso nacional da área no estado da Bahia) e o Novo Sorriso.

Centros especializados

Cabe destacar que Macaíba conta com dois grandes estabelecimentos nesta área que prestam serviços de qualidade à população: CEO e PA.

CEO

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) funciona de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. No local, são realizados os atendimentos especializados nas áreas de periodontia (doenças das gengivas), endodontia (tratamento de canal), cirurgias orais menores, diagnóstico oral e biopsias, próteses dentárias, atendimento a pacientes com necessidades especiais, dentística especializada (restaurações complexas), além da realização de radiografias orais.

PA

O PA (Pronto Atendimento Odontológico) funciona todos os dias da semana (inclusive nos feriados), das 7h às 19h. Realiza atendimentos básicos agendados diariamente, assim como as urgências odontológicas. Os procedimentos oferecidos são os mais diversos, do ambulatório ao atendimento de urgência, incluindo serviços de restauração, extração, limpeza, hemorragias, fraturas, etc.

Dia D contra o câncer de boca

Trata-se de uma ação voltada à prevenção e ao combate ao câncer de boca, abrangendo todos os postos de saúde do município, focando especialmente nos usuários pertencentes aos grupos de risco: pessoas acima dos 40 anos, com próteses dentárias, fumantes, com exposição excessiva aos raios solares ou apresentando alguma lesão, mancha branca ou vermelha na cavidade bucal. Ocorre no mês de outubro.

Novo Sorriso

Outro destaque em Saúde Bucal em Macaíba é o projeto Novo Sorriso, que consiste na atuação direta dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, que conduzem escovações supervisionadas e orientações para os alunos das escolas da rede municipal de ensino. Várias escolas da rede municipal já ganharam “escovódromos”, além de kits de saúde bucal (escova, creme dental e fio dental).

Imagem: Reprodução/Youtube