14 agosto, 2018 Prefeitura de Macaíba se prepara para o Dia de D contra poliomielite e sarampo

Sábado (18) é Dia de D de vacinação contra poliomielite e sarampo em todo o Brasil

O próximo sábado, 18 de agosto, será o Dia D de mobilização nacional contra a poliomielite e o sarampo em todo o Brasil. Todas as crianças de um ano e menores de cinco anos devem se vacinar contra essas doenças, segundo informações do Portal do Ministério da Saúde, que tem como meta atingir pelo menos 95% dessa população até o final do período de vacinação.

Desde o dia 06 deste mês de agosto, teve início essa nova Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que seguirá até o próximo dia 31. Neste ano, a campanha será feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Nesse sentido, a Prefeitura de Macaíba prepara todos os seus postos de saúde para abrirem das 8h às 17h, em áreas urbanas e rurais, no sábado. É essencial que os pais ou responsáveis apresentem o cartão de vacinação.

*Assecom-PMM

*Com informações e ilustração do Portal do Ministério da Saúde