13 setembro, 2018 Macaíba promove I Fórum de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida

O suicídio é um problema de saúde pública. Muitas pessoas sofrem diariamente sem ter ajuda e, por muitas vezes, nem sabem como procurar apoio. Pensando nas pessoas que sofrem com problemas relacionados a esse mal, a Prefeitura de Macaíba está engajada na campanha denominada Setembro Amarelo, movimento mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em mais de 90% dos casos existe prevenção.

Nesta quinta-feira (13), um evento foi promovido mediante iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. Tratou-se do I Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, sendo realizado no Pax Club com a presença de funcionários da área de saúde, principalmente do setor de saúde mental, e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial CAPS-AD e CAPS II. Na ocasião, também estiveram presentes os vereadores (as), Dr. Antônio França, Rita de Cássia e Ana Catarina.

No início, houve uma apresentação motivacional com a bandinha Boa Esperança, que tem a participação de usuários e entoa canções populares. Em seguida, uma bela poesia foi recitada pela escritora Ana Maria Faustino (Aninha), usuária do CAPS II. “Não sei o que seria de minha vida sem o CAPS, referiu ao contar parte de sua história ao público presente”. “Agradeço muito aos profissionais desse centro.”, concluiu.

Na sequência, uma palestra sobre a temática do suicídio com o renomado médico e psiquiatra Dr. Emerson Arcoverde Nunes. “Estamos aqui para falar de vida, e não de morte, precisamos valorizar a vida.”, referiu o palestrante em um dos momentos de sua ministração.

Fotos: Márcio Lucas