18 janeiro, 2019 Curso sobre paradesporto começa em Macaíba

Vila Olímpica sediará aulas práticas da capacitação.

Nesta sexta-feira, 18 de janeiro, teve início a capacitação em paradesporto, promovida pelo Instituto Santos Dumont (ISD) em parceria com a Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba e a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

Durante todo o dia, os participantes puderam entrar em contato com muitas questões relacionadas ao esporte e ao cotidiano de pessoas com deficiência, a partir do tema central “Desafios e perspectivas do treinamento esportivo adaptado: muito além da saúde”. Profissionais que atuam no paradesporto e paratletas dialogaram com o público e trocaram experiências.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Flaubert Benício, destacou a importância do curso para Macaíba. “Os benefícios são vários e todos os parceiros são importantes na realização das atividades. O curso vem para beneficiar a população do município porque vai capacitar para o atendimento às pessoas com deficiência. Uma grande parte dos profissionais que fazem o curso é de Macaíba, trabalham ou residem aqui”, afirmou.

A capacitação tem foco nas práticas e modalidades paradesportivas voltadas a crianças e adolescentes com lesão medular congênita e/ou adquirida, atendidas no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). A expectativa é qualificar profissionais interessados em atuar no paradesporto para que, em curto prazo, as práticas desportivas se tornem aliadas no processo de reabilitação desses pacientes.

O curso terá mais quatro encontros, nas seguintes datas: 15/02/19, 23/03/19, 13/04/19 e 25/05/19, em Macaíba (RN).  As aulas teóricas acontecerão no Centro de Saúde Anita Garibaldi e as aulas práticas na Vila Olímpica de Macaíba. Ao final da capacitação, os participantes com pelo menos 75% de presença receberão um certificado.

Essa iniciativa tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Programa Força no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa; Instituto Asas para Esporte, Cultura e Cidadania (IAECC) e Ortorio.

Texto com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Santos Dumont (ISD)

Fotos: Ariane Mondo - Ascom ISD  e Tadeu de Oliveira – Assecom-PMM