Notícias

13 fevereiro, 2019 Prefeitura alerta população sobre boatos relacionados ao concurso público

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Macaíba (Assecom) está orientando os candidatos que se inscreveram no concurso público da administração municipal macaibense para que busquem informações sobre o certame nos próprios veículos da instituição e em fontes jornalísticas confiáveis, como jornais impressos, emissoras de televisão e rádio, portais na internet com credibilidade no tratamento das notícias.

De acordo com o coordenador da Assecom, Sérgio Nascimento, as famosas fake news têm se proliferado em grupos do WhatsApp e, também, em canais não oficiais em outras redes sociais digitais na internet. Afirma que, por esse motivo, centenas de pessoas estão buscando a Prefeitura para tirar dúvidas sobre boatos. Sérgio esclarece que todos os trâmites relacionados ao concurso são publicados no site e redes sociais oficiais da Prefeitura e chama a atenção para as implicações judiciais que alguém pode sofrer ao espalhar mentiras na internet.

“Os candidatos que se inscreveram no concurso devem buscar informações a respeito do certame nos veículos oficiais da Prefeitura. Os inscritos precisam ficar atentos para não serem vítimas das famosas "Fake News" espalhadas em aplicativos mensageiros ou em sites não oficiais. Vale ainda destacar que disseminar falsas notícias na net é crime e pode levar os envolvidos a sofrerem várias sanções penais. Se a informação não for verdadeira, muita gente pode ser prejudicada. É preciso conscientização, boa fé e educação das pessoas”, alerta Nascimento. Os canais oficiais da Prefeitura na internet são o site oficial (http://macaiba.rn.gov.br/), Facebook (https://www.facebook.com/prefeiturademacaiba), Twitter (https://twitter.com/prefmacaiba) e Instagram (https://www.instagram.com/prefeiturademacaiba/).

 

Sobre o concurso

O Concurso Público para provimento de 627 vagas, seguindo determinação da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN), foi suspenso até que a Administração Pública Municipal conclua o Processo Administrativo com o fim de apurar a responsabilidade da empresa organizadora do certame quanto a supostas irregularidades na fase de inscrições. Na data de 07/02/2019, a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN), que está ciente de todos os procedimentos adotados pela Prefeitura, publicou uma recomendação acerca do assunto.

O Concurso está suspenso apenas provisoriamente e, atualmente, o processo administrativo tramita na Prefeitura de Macaíba. Após a definição desse processo nas próximas semanas, todas as orientações necessárias aos candidatos serão veiculadas nas mídias oficiais da Prefeitura. Nenhum candidato será prejudicado. Quem não desejar mais participar desse concurso, será reembolsado dos custos relativos à taxa de inscrição paga em um prazo estimado em 30 dias, conforme a Recomendação da DPE/RN. Já quem preferir continuar no certame, terá seus direitos plenamente respeitados mesmo com a entrada de outra banca examinadora.

 

Assecom-PMM