20 fevereiro, 2019 Prefeitura discute implantação de sistema de inspeção alimentar

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio Auta de Souza, o prefeito Fernando Cunha e seu vice Auri Simplício discutiram com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do empresariado local a implantação em âmbito municipal do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar.

Entre os presentes, estavam o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Norte, Roberto Carlos Razera, e o presidente da Associação das Empresas do Polo Industrial de Macaíba (ASPIM), Hélio Oliveira.

De acordo com o Portal Oficial do MAPA: “Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura”. Por conseguinte, esse sistema é um recurso muito importante para testagem e comprovação da qualidade de carnes, queijos, leites e outros produtos relacionados.