22 fevereiro, 2019 Conselho Municipal de Saúde inicia ciclo de pré-conferências

Objetivo é escolher participantes para a 9ª Conferência Municipal de Saúde.

O Conselho Municipal de Saúde de Macaíba promove uma série de pré-conferências de Saúde nos distritos Cajazeiras, Mangabeira, Cana Brava e Traíras, nos meses de fevereiro e março deste ano. O primeiro encontro será na próxima terça-feira (26), no distrito Cajazeiras, às 13h, no Salão Paroquial que fica atrás da Capela local.

O objetivo é escolher participantes para 9ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no próximo dia 28 de março, no Arco-íris Recepções. O tema desta edição da Conferência é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A Conferência Municipal de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada por intermédio de instituições de governo, entidades de trabalhadores de saúde e usuários do SUS.

O objetivo da Conferência é avaliar a situação de saúde do Município, propor novas diretrizes da política de saúde, fortalecer o Controle Social no SUS, definir e priorizar propostas para aprimorar os serviços de saúde, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Todos os participantes da Conferência de Saúde podem se candidatar a delegado e, se eleito, representará o seu segmento na etapa subsequente da Conferência. A eleição de delegados segue o critério da Paridade, ou seja, 50% dos delegados eleitos devem ser do segmento dos usuários, 25% de trabalhadores de saúde e 25% do segmento gestor/prestador de serviço.

Uma vez eleitos na etapa municipal, os delegados participam da etapa estadual, e nesta outra etapa, serão eleitos os delegados para a etapa nacional, seguindo o mesmo critério de paridade.

Confira as datas das pré-conferências e da Conferência:

* Dia 26/02/2019 - Cajazeiras (13h) - Cajazeiras - Salão Paroquial (por trás da Capela);

* Dia 12/03/2019 - Mangabeira (13h) - Educandário Venera Dantas;

* Dia 19/03/2019 - Traíras (13h) - CERU;

* Dia 26/03/2019 - Canabrava (13h) - CEMEI Damiana França;

* Dia 28/03/2019 - 9ª Conferencia Municipal de Saúde (8h) - Arco-íris Recepções.