27 fevereiro, 2019 Cajazeiras sedia pré-conferência de Saúde

Propostas para a melhoria dos serviços de saúde no distrito foram discutidas na ocasião.

O distrito Cajazeiras recebeu a primeira das pré-conferências promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde. O encontro aconteceu no Salão Paroquial da Capela local e reuniu propostas para a melhoria dos serviços de Saúde no distrito. Na reunião, oito delegados foram escolhidos para representar o local na 9ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada no próximo dia 28 de março.

A equipe de delegados é composta por dois trabalhadores da saúde, dois gestores/prestadores de saúde e quatro usuários da rede municipal de Saúde macaibense. As propostas serão discutidas na Conferência Municipal que terá o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Os distritos Mangabeira, Traíras e Canabrava serão os próximos a receberem pré-conferências..

A Conferência é o fórum de debate entre a sociedade representada por intermédio de instituições de governo, entidades de trabalhadores de saúde e usuários do SUS. O objetivo é avaliar a situação de saúde do Município, propor novas diretrizes da política de saúde, fortalecer o Controle Social no SUS, definir e priorizar propostas para aprimorar os serviços de saúde, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Todos os participantes da Conferência de Saúde podem se candidatar a delegado e, se eleito, representará o seu segmento na etapa subsequente da Conferência. A eleição de delegados segue o critério da paridade, ou seja, 50% dos delegados eleitos devem ser do segmento dos usuários, 25% de trabalhadores de saúde e 25% do segmento gestor/prestador de serviço.

Uma vez eleitos na etapa municipal, os delegados participam da etapa estadual, e nesta outra etapa, serão eleitos os delegados para a etapa nacional, seguindo o mesmo critério de paridade. Confira as datas das próximas pré-conferências e da Conferência:

* Dia 12/03/2019 - Mangabeira (13h) - Educandário Venera Dantas;

* Dia 19/03/2019 - Traíras (13h) - CERU;

* Dia 26/03/2019 - Canabrava (13h) - CEMEI Damiana França;

* Dia 28/03/2019 - 9ª Conferencia Municipal de Saúde (8h) - Arco-íris Recepções.

Fotos: Márcio Lucas