01 março, 2019 Transparência: Prefeitura de Macaíba dá exemplo junto ao Tesouro Nacional

Município é um dos primeiros do RN a enviar dados contábeis, fiscais e orçamentários ao órgão antes de prazo determinado.

Em mais uma ação de pioneirismo, responsabilidade com as contas públicas e transparência, a Prefeitura de Macaíba foi uma das primeiras no estado do Rio Grande do Norte a enviar a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), orçamentários e fiscais da administração municipal ao Tesouro Nacional antes do prazo determinado pelo órgão.

De acordo com a portaria nº 117, de 25 de fevereiro de 2019 do Tesouro, os dados devem ser disponibilizados até 31 de julho de 2019, sendo obrigatório para todas as capitais dos estados o envio e facultativo para os demais municípios. Além de Macaíba, o município de Natal, capital potiguar, enviou a MSC no prazo legal.

Para a controladora geral do município, Claudiana Carvalho, esta iniciativa é resultado do trabalho feito diariamente pela Prefeitura para aprimorar o serviço público. “Gostamos de ser pioneiros, atuando de forma eficiente e eficaz. A Controladoria, junto com a contabilidade, não trabalha só instruindo, mas também capacitando os servidores de cada setor para que todas as exigências legais dos órgãos de fiscalização sejam cumpridas. Trabalho que contribui para a saúde financeira do município”, destacou Claudiana.

Um dos exemplos da responsabilidade financeira da equipe da Prefeitura de Macaíba é o pagamento em dia dos salários dos servidores e fornecedores do município, dentro do mês trabalhado, sem parcelamentos. Uma exigência do prefeito Fernando Cunha que vem sendo cumprida desde 2013, ano de seu terceiro mandato.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Márcio Lucas