17 março, 2019 Estudantes da Escola de Música assistem a concerto na UFRN

Iniciativa faz parte do projeto educacional da Escola.

A manhã deste sábado (16) foi, digamos assim, inspiradora para os alunos de Escola de Música de Macaíba. Vinte alunos do projeto municipal macaibense tiveram a oportunidade de assistir ao ensaio geral da orquestra Sinfônica da UFRN e, principalmente, a honra de terem visto o jovem paulista Guido Sant'Anna, 13 anos, demostrar todo seu talento com o violino.

Guido, apesar da pouca idade, já é considerado um virtuose brasileiro, ou seja, um indivíduo com habilidade fora do comum ao utilizar um instrumento musical, e consegue combiná-la com habilidades na técnica e na teoria musical.

O adolescente paulistano é reconhecido internacionalmente chegando, inclusive, a grande final da Menuhin Competition, na Suíça, ano passado. Além disso, é elogiado pelos maiores nomes da música brasileira como, por exemplo, o maestro Julio Medaglia. De acordo com Lindenilson Moura, diretor da Escola de Música de Macaíba, ver o jovem prodígio tocando foi uma das experiências mais enriquecedoras que o alunado macaibense já teve.

“Guido certamente foi uma das fontes das mais inspiradoras para nossos alunos ao longo dos mais de 12 anos de fundação da Escola Municipal de Música. Ao ver Sant'Anna tocar seu violino com maestria, eles perceberam que a música independentemente da idade pode levar o ser humano a patamares inimagináveis como, por exemplo, conhecer novos povos, novos mundos e novas culturas. Eles ficaram maravilhados, entusiasmados”, disse o diretor.

No campo da educação alguns teóricos afirmam que a criança aprende com o meio em que está inserida construindo uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, isto é, a criança reconstrói suas ações e ideias quando se relaciona com novas experiências ambientais. Assim sendo, em Macaíba, para o grupo de mais de 300 crianças e adolescentes que estudam na Escola de Música, seu futuro está sendo pautado nas relações humanas do coletivismo, tendo na música um dos principais pilares norteadores do meio social transformando vidas e realizando sonhos.

Criada em 2006, na segunda administração do prefeito Fernando Cunha, a Escola de Música de Macaíba notabilizou-se como um celeiro de talentos musicais no RN, sendo além de um projeto de iniciação à prática musical de crianças e adolescentes, uma ação social que contribuiu para a formação deste público, inclusive colaborando para seu ingresso no ensino superior, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.