09 abril, 2019 Prefeitura reforma Biblioteca Auta de Souza

Espaço também receberá novas obras no acervo e encontros literários mensais

A Prefeitura de Macaíba está reformando um grande patrimônio da população macaibense. A Biblioteca Pública Municipal Auta de Souza está recebendo uma série de trabalhos de manutenção e reforma para abrigar um rico acervo com mais de 21 mil obras, de cordéis a livros acadêmicos científicos, passando por romances, poesias entre outros gêneros literários.

Pintura geral, melhoria nas instalações elétrica e hidráulica, climatização, melhoria nos banheiros, troca de todo o mobiliário, inclusive estantes, cadeiras, mesas e reforma na copa são os trabalhos realizados no local. O espaço está sob a administração da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e contará com uma nova sala para obras jurídicas. O novo acervo conta nove mil exemplares doados pelo advogado Joanílson de Paula Rêgo.

Os livros faziam parte do acervo pessoal do advogado e contam com obras de várias especializações do Direito, entre elas, as áreas Tributária e Fazendária. O espaço também receberá encontros literários abertos à população uma vez por mês. Todas as obras da Biblioteca estarão disponíveis para empréstimo à população, de acordo com cadastro prévio com dados pessoais, no mínimo seis meses de frequência ao local e assinatura de um termo de responsabilidade por parte de cada usuário.

Um dos prédios mais antigos de Macaíba, o local que abriga a Biblioteca Municipal foi construído no final do século XIX, antiga casa dos irmãos Henrique Castriciano e Auta de Souza. Desde a década de 1930 do século XX, o local abrigou setores administrativos municipais e estaduais, tornando-se oficialmente uma biblioteca pública em meados dos anos 1990.

Foto: Marcelo Augusto Medeiros