29 abril, 2019 Professora Cláudia Costin ministra palestra em Macaíba

Desafios e tendências da educação brasileira e mundial foram discutidos no evento

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu a palestra “Gestão Escolar para o século XXI”, ministrada pela professora Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (CEIPE-FGV), na manhã desta segunda-feira (29), no centro de convivência Pax Club. O público-alvo da palestra foi composto por diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino macaibense.

Os desafios e as tendências da educação no Brasil e no mundo foram abordados durante o evento, com foco na educação pública. Indicadores da educação nacional inseridos no contexto global foram expostos, analisados e contextualizados, propiciando uma reflexão sobre o trabalho de professores, diretores, coordenadores e demais agentes públicos no mundo em permanente mudança nas relações e oportunidades de trabalho e estudos.

“Vocês são criadores de cultura de colaboração. Temos que nos desafiar para que a partir de amanhã possamos criar uma cultura de colaboração na escola”, declarou Cláudia para os profissionais. A palestrante também destacou a necessidade de identificar a escola como um lugar de ensinar a pensar, tendo o gestor escolar como líder do processo de aprendizagem e o professor como ator indispensável na garantia deste processo.

A necessidade de olhar para os diferentes saberes e religá-los também foi discutida na palestra, que também apresentou possibilidades de discussão para o projeto pedagógico “O universo circense na educação: cultura, arte e literatura, aliados por uma Escola melhor", desenvolvido pela SME durante todo o ano letivo de 2019, aliado as atividades das 43 unidades de ensino da rede municipal.

Cláudia Costin também é professora universitária da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, professora visitante da Universidade de Harvard nos Estados Unidos. A professora também foi secretária-executiva e ministra da Administração e Reforma no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2000), secretária estadual de Cultura de São Paulo (2003-2005) e secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009-2014)

O prefeito Fernando Cunha prestigiou a palestra, que também contou com a presença do vice-prefeito Auri Simplício e autoridades como a ex-secretária estadual de Educação do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa; a ex-secretária municipal de Educação de Natal, Justina Iva; os secretários municipais de Educação, Domingos Sávio de Oliveira e de Cultura e Turismo, Marcelo Augusto Bezerra; a coordenadora pedagógica da SME de Macaíba, Joseane Lima e as vereadoras Edma Maia, Ismarleide Duarte e Dadaia Ribeiro.

Fotos: Márcio Lucas