06 maio, 2019 Prefeitura realiza homenagem a Augusto Severo

Evento celebrará a memória do filho ilustre da cidade 117 anos após o seu falecimento

Mais uma grande homenagem de Macaíba a um dos seus filhos ilustres. Uma tradição anual em terra macaibense. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realizará uma solenidade em homenagem a Augusto Severo, aeronauta, político e inventor macaibense. O evento será no próximo dia 14 de maio, às 9h, na Praça Augusto Severo (Praça do M), no Centro do município.

Neste ano, a morte de Severo completa 117 anos. A solenidade terá a participação do prefeito Fernando Cunha, do vice-prefeito Auri Simplício, do brigadeiro do Ar da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcelo Rivero, diretores, coordenadores, professores e estudantes da Escola Municipal Augusto Severo, vereadores, demais representantes da Aeronáutica, profissionais da rede municipal de Educação e estudantes. A banda musical da FAB realizará uma apresentação na homenagem.

Pioneiro da aeronáutica brasileira, o macaibense Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu no dia 11 de janeiro de 1864. O inventor construiu uma aeronave revolucionária, o conhecido balão Pax. Devido a problemas técnicos, o dirigível se partiu no ar no seu primeiro teste sem as amarras, no dia 12 de maio de 1902, em Paris, após uma explosão. Acidente trágico que resultou no falecimento de Augusto Severo e do mecânico da aeronave, Georges Saché.