14 maio, 2019 Prefeitura homenageia Augusto Severo

Morte do aeronauta completa 117 anos

A Prefeitura de Macaíba realizou uma homenagem à memória de um dos filhos ilustres do município. Augusto Severo foi lembrado 117 anos após sua morte, em uma solenidade na Praça Augusto Severo (Praça do M), na manhã desta terça-feira (14).

O prefeito Fernando Cunha prestigiou a solenidade e também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Auri Simplício; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Gelson Lima; as vereadoras Edma Maia, Socorro Nogueira, Rita de Cássia, Ana Catarina e Dadaia Ribeiro; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Augusto Bezerra e o historiador Augusto Maranhão, familiar do homenageado, que contou a trajetória do aeronauta para todos os presentes.

Autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram na ocasião. Estudantes da Escola Municipal Augusto Severo participaram da homenagem, oportunidade em que cantaram o hino em homenagem ao patrono da escola e a banda musical Ala 10 da Força Aérea Brasileira realizou uma apresentação. Uma coroa de flores foi colocada no busto do pioneiro da aeronáutica brasileira, localizado na entrada da Praça.

Sobre Augusto Severo

O macaibense Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu no dia 11 de janeiro de 1864. Inventor, construiu uma aeronave revolucionária, o conhecido balão Pax. Devido a problemas técnicos, o dirigível se partiu no ar no seu primeiro teste sem as amarras, no dia 12 de maio de 1902, na cidade de Paris, na França, após uma explosão. Acidente trágico que resultou no falecimento de Augusto Severo e do mecânico da aeronave, Georges Saché.

Fotos: Márcio Lucas