05 junho, 2019 Macaíba celebra Dia do Meio Ambiente com plantio em nascente de rio

Para celebrar o Dia Mundial o Dia Mundial do Meio de Ambiente, na manhã desta quarta-feira (05/06), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Macaíba e um grupo do curso de Engenharia Florestal da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) se mobilizaram para realizar o plantio de várias espécies de mudas de plantas nativas na região da nascente do Rio Pitimbu, situada no assentamento Quilombo dos Palmares.

A bacia hidrográfica do Rio Pitimbu é uma das principais do estado do Rio Grande do Norte e tem aproximadamente 130 km, abrangendo áreas dos municípios de Macaíba, Parnamirim e Natal. Vale mencionar que será feito um trabalho contínuo de monitoramento do desenvolvimento dessas plantas, com o auxílio dos assentados para que sejam verificadas as suas condições e necessidades.

Ações como esta de hoje oferecem tanto a professores quanto alunos a oportunidade de plantar também sementes de conscientização na comunidade no intuito de incentivar a preservação do meio ambiente, bem como destacar a importância dos recursos hídricos para a vida e a saúde humana em geral.

No ensejo, estiveram presentes os secretários municipais Telmo Guerra (Meio Ambiente e Urbanismo) e Joacy Carlos (Projetos Especiais), professor Josenilson (EAJ/UFRN) e Vicente Maciel – coordenador do Projeto Pitimbu, que luta pela preservação do manancial.

Fotos: Márcio Lucas