04 setembro, 2019 Prefeitura inicia série de fóruns comunitários multiprofissionais

Através de uma atuação conjunta das secretarias de Saúde, Trabalho e Assistência Social e Educação, a Prefeitura de Macaíba deu início a uma série de fóruns comunitários territoriais e multiprofissionais nesta primeira semana de setembro. O primeiro foi na Morada da Fé, com coordenação de profissionais do CAPS AD.

De acordo com a psicóloga Nathaly Andrade, coordenadora do CAPS AD, mediante esse novo trabalho, é possível compreender a realidade específica vivenciada por cada território, e a partir de cada encontro, pensar em ações de prevenção e cuidado sobre as temáticas de saúde mental, vulnerabilidades e drogas.

A ação intersetorial tem como objetivo ocupar os espaços de discussão para além da saúde, tratando faixas etárias e demandas específicas conforme as sugestões dos moradores das comunidades. É um trabalho que conta com a participação ativa dos próprios usuários do CAPS AD. As reuniões poderão ser sediadas em conselhos comunitários, igrejas, escolas ou praças, conforme as sugestões dos populares.

Sobre o CAPS AD

O CAPS AD realiza um relevante trabalho de socialização e desintoxicação de usuários de álcool e outras drogas, acolhendo tanto pessoas que o procuram diretamente quanto pessoas que vêm através de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais ou outros centros de referência em assistência social.

O centro acima mencionado foi implantado em Macaíba no ano de 2006 (segunda gestão do prefeito Fernando Cunha) e tem uma equipe multiprofissional formada por médico, psiquiatra, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador, técnico de enfermagem para atender o público. Dezenas de pessoas são atendidas diariamente pelos seus serviços.