19 setembro, 2019 Prefeitura desenvolve série de ações sobre Setembro Amarelo

O suicídio é um problema de saúde pública. Muitas pessoas sofrem diariamente sem ter ajuda e, por muitas vezes, nem sabem como procurar apoio. Sabendo disso, a Prefeitura de Macaíba está desenvolvendo em sua rede de saúde uma série de ações relativas à campanha denominada de Setembro Amarelo, movimento mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em mais de 90% dos casos existe prevenção. Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essas ações têm como palco principal as próprias unidades de saúde.

Um bom exemplo é o posto de saúde localizado na Rua Elói de Souza, que nesta quarta-feira (18/09) promoveu uma roda de conversa sobre a temática com profissionais de variadas áreas de atuação e moradores e usuários dos serviços de saúde da região.

Prevenção do suicídio

Na próxima segunda-feira (23/09), haverá um grande evento no Centro de Convivência Pax Club, ocasião em que os profissionais atuantes no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) irão promover o “Momento de conscientização à valorização da vida e prevenção do suicídio”, entre 9h e 11h, tendo como público-alvo principal os alunos da rede municipal matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Na quarta-feira (25/09), também no Pax Club, será realizado o II Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, com a presença de funcionários da área de saúde, principalmente do setor de saúde mental, e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial CAPS-AD e CAPS II, com início previsto para as 8h30. No período da tarde, haverá no mesmo local uma nova ação relativa ao Setembro Amarelo, com diversas dinâmicas e discussões relacionadas.

Disque 188

Caso precise de ajuda ou conhece alguém que precise, ligue gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida (CVV), discando 188. Trata-se de uma entidade filantrópica que oferece serviço voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.