08 outubro, 2019 Prefeitura inicia trabalho de inscrições e atualizações do Corte de Terra 2020

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE), já iniciou os procedimentos para inscrever agricultores e pequenos produtores rurais do município para o programa do Corte de Terra 2020, assim como para atualização dos atuais cadastrados, que ultrapassam o número de 1,5 mil.

O período de inscrições começou nesta terça-feira (08/10) na Sede Social distrito de Traíras, sendo atendidos os beneficiários locais e os residentes nas seguintes comunidades: Sucavão dos Gomes, Umarí, Lagoa do Umbu e Lagoa do Espinho. Esse período prossegue até a quarta-feira (06/11). Cada beneficiado tem direito a até 2 horas de corte.

Os locais e os horários para atendimento estão sendo informados através da distribuição de cartazes e por meio de carro de som dentro das comunidades e distritos que serão contemplados pelo programa. O secretário da pasta da SEMAPE, Francisco Maia, está acompanhando pessoalmente todos os procedimentos das inscrições e atualizações de cadastros.

“Estão de parabéns! Tá acontecendo cada vez mais cedo esse cadastramento. Só aqui em Traíras tem mais 100 pessoas. É um benefício muito bom para todos nós.”, relatou Ivone Freitas, delegada do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Traíras, beneficiária há mais de 10 anos.

“Olha, eu acho muito importante poder participar desse programa. Ajuda muito a gente só de não precisa por essas horas de terra, que aqui cobram bem mais que 100 reais para fazer esse serviço. Ajuda muito nossas famílias.”, disse Joice Nunes, residente nas adjacências de Traíras, que estava fazendo seu cadastro para participar pela primeira vez.

Atualizações e inscrições

Os interessados deverão comparecer aos locais de cadastramento nas datas informadas e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento da terra (autenticado em cartório), que pode ser Escritura, INCRA ou ITR, quando forem os proprietários. Se a terra pertencer a terceiros, deverá ser apresentando um contrato de comodato ou parceria com validade.

No caso dos filhos de assentados e agricultores, estes deverão apresentar também uma declaração do titular do lote, que deverá estar assinada pelo presidente da associação da qual o pai/mãe faz parte. Para obter mais informações, o cidadão deverá ligar para 3271-6539 ou 3271-6566, ou comparecer pessoalmente na sede da SEMAPE, localizada na Rua Frei Miguelinho, nº 178, (por trás do prédio da Prefeitura de Macaíba), nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fotos: Márcio Lucas