22 outubro, 2019 Praça Paulo Holanda sedia grande evento do Outubro Rosa nesta quarta (23)

No mês dedicado a campanha contra o câncer de mama, a Prefeitura de Macaíba intensifica as ações de saúde já realizadas no município voltadas para o público feminino.

Todos os postos de saúde estão transmitindo orientações sobre saúde da mulher e promovendo rodas de conversa com temas alusivos ao câncer de mama. Também estão sendo realizados testes rápidos para HIV, sífilis, preventivos e orientações sobre os cânceres de útero e ovário.

E nesta quarta-feira (23), haverá a grande ação “Outubro Rosa, a favor da vida”, tendo como cenário a Praça Paulo Holanda Paz, a partir das 15h30, com a presença de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos.

Serão disponibilizados testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações aeróbicas e nutricionais e de prevenção ao câncer, sessões de auriculoterapia, além de um momento de atividades físicas com o público participante.

Outubro Rosa

O mês de outubro é caracterizado por ações de diversos órgãos e entidades que empenham os seus esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados à conscientização sobre a temática, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer, uma doença que afeta um grande número de brasileiras anualmente, sendo a quinta maior causa de mortalidade do mundo.

O Outubro Rosa foi criado nos anos 90. O símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, é promovido anualmente em diversos países.