18 novembro, 2019 Programa "Redesenhando a Gestão Pública – do Planejamento ao Controle"

Entre os dias 11 e 13 de novembro, o município de Macaíba recebeu o programa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) denominado “Redesenhando a Gestão Pública – do Planejamento ao Controle”.

O objetivo desse programa é introduzir na administração pública as culturas do planejamento, controles internos, técnicas de construção dos instrumentos de planejamento (Plano Plurianual, PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO; e Lei Orçamentária Anual LOA), além da educação continuada, da eficiência, da inovação, da participação e práticas essenciais para o desenvolvimento institucional.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Macaíba, tendo como sedes o Centro de Convivência Pax Club, em sua abertura, e na Escola de Contas do TCE/RN, em Natal, nas fases posteriores. Esse programa está em sua primeira etapa e contempla 12 municípios potiguares. Antes de Macaíba, já foram sedes, por exemplo: Mossoró, Parnamirim, São José de Mipibu, Bom Jesus, Portalegre e Jardim do Seridó.

Depois de promover o programa nos municípios, a Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira avalia e contabiliza os resultados. A ideia partiu do conselheiro Tarcísio Costa, diretor da referida escola. Todos que receberam a capacitação assinaram um termo de cooperação firmado com o TCE-RN. A Prefeitura de Macaíba enviou 25 servidores para integrar o evento.

*Assecom-PMM

*Com informações do Portal do TCE-RN