08 abril, 2020 Prefeitura muda local da feira e adota regras mais rígidas de higiene e saúde

Após uma nova reunião preconizada pelo Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19, criado pela gestão local para lidar com a pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Macaíba garantiu o funcionamento da feira livre, que agora funcionará provisoriamente, no horário entre 5h e 12h, no Parque Governador José Varela (Largo do Pax Club) e editou e publicou um novo decreto que visa normatizar regras de higiene e saúde no espaço da feira e, consequentemente, proteger a população macaibense do contágio da doença.

A mudança entra em vigor no próximo sábado (11/04), estabelecendo um número limitado de feirantes, sendo atribuída apenas uma banca por cada família e a presença de dois feirantes por cada banca, que poderá ser, permissionário, familiar, empregado ou colaborador. Haverá espaçamento mínimo de 1 metro e meio entre cada banca. O acesso do público em geral será controlado, mediante demarcação física do local onde será estabelecida a feira. Os feirantes deverão adotar e preservar condições de higiene em suas bancas, bem como disponibilizar álcool em gel 70% para seus clientes, mantendo sempre uma distância adequada no atendimento.

Quanto às restrições, não deverá haver consumo de bebidas alcoólicas e alimentos em geral no ambiente da feira. Ficará proibida a participação de feirantes em fase de gestação/lactação; com idade acima de 60 anos; ou portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma e problemas cardíacos. Não poderão ser instaladas bancas ou barracas fora do espaço da feira.

Ao Poder Público Municipal, caberá realizar a devida limpeza antes e após a desmobilização da feira, mediante a lavagem do local, transmissão de medidas de conscientização aos feirantes e consumidores, quanto ao uso de produtos para higienização e distanciamento social e fiscalização do espaço da feira e seu funcionamento.

Faz-se bastante necessário que a população em geral contribua para o bom funcionamento da feira, comprando somente produtos essenciais, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e evitando aglomerações.

Caso não sejam cumpridas as normas definidas no Decreto, por parte dos feirantes e clientes, poderão ser adotadas novas medidas restritivas, inclusive o cancelamento das próximas feiras. O decreto pode ser conferido na íntegra aqui: https://www.macaiba.rn.gov.br/_ups/boletins/2020/04/08/4e654dd8295626f09f1462edfcfe39d9.pdf