06 agosto, 2009 Brasil Alfabetizado vai incluir 600 macaibenses no EJA

Programa é realizado pela Prefeitura de Macaíba, em parceria com o Ministério da Educação

Coordenadores e alfabetizadores do município que participam do Brasil Alfabetizado encerram suas atividades nesta sexta-feira (07.08). O programa tem como base contribuir com a universalização do Ensino Fundamental atendendo jovens acima dos 15 anos que não tiveram a oportunidade de estudar ou desistiram de continuar seus estudos.

O treinamento começou na segunda-feira (03.08). Este ano a meta é atender 600 alunos em todo o município. Em Macaíba, o programa conta com a participação de 46 alfabetizadores e tem ainda sete coordenadores.

Segundo Maria Zilda, que é servidora da rede municipal de ensino e coordena a educação básica do município, a idéia é inserir todos os alunos que participaram do programa no ensino fundamental. Ela explica ainda que assim que os estudantes concluírem a capacitação, serão encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Através do Brasil Alfabetizado, permite-se o acesso a educação às pessoas que não tiveram a oportunidade de freqüentar uma sala de aula. Na verdade trata-se de oferecer cidadania e democratização no ensino”, comenta a coordenadora.

O Programa Brasil Alfabetizado, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) ocorre desde 2003.

Por: Bruno Falcão / Assecom – PMM
Foto: Márcio Lucas / Assecom - PMM