22 julho, 2020 Feira livre de Macaíba volta a ser semanal e tem novo local a partir de 25/07

Após diálogo entre representações dos feirantes e a Prefeitura, mediante as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, e Trânsito e Transporte, definiu-se que, a partir do próximo sábado (25/07), a feira livre de Macaíba voltará a ter periodicidade semanal e um novo local, Rua da Conceição, Centro, abrangendo das imediações da Praça Augusto Severo – Praça do M até em frente à unidade dos Correios, comportando aproximadamente 300 bancas (Conferir imagem anexa da matéria).

O horário permanecerá o mesmo, entre 5h e 12h, com prioridade para os feirantes locais, ou seja, residentes no município. O retorno da periodicidade semanal da feira teve a aprovação do Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19. Permanecerá a fiscalização para que haja o cumprimento das regras de higiene e saúde, no sentido de proteger a população macaibense da pandemia, que já registrou até então 640 casos confirmados no município, causando a morte de 34 pessoas (dados do Boletim da SESAP de 21/07/2020).

A feira livre será dividida em três seções, sendo elas: 1) carnes, aves e peixes; 2) frutas e verduras; e 3) cereais em geral. As recomendações acordadas anteriormente entre as partes seguem em vigor. Os feirantes deverão adotar e preservar condições de higiene em suas bancas, bem como disponibilizar álcool em gel 70% para seus clientes, mantendo sempre uma distância adequada no atendimento.

Também serão mantidas as restrições quanto ao consumo de bebidas alcoólicas e alimentos em geral no ambiente da feira. Continuará restrita a participação de feirantes em fase de gestação/lactação; com idade acima de 60 anos; ou portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma e problemas cardíacos. Não poderão ser instaladas bancas ou barracas fora do espaço determinado para a realização da feira.