29 dezembro, 2020 Saúde: Prefeitura de Macaíba entra 2021 com estoque da rede básica abastecido

Com planejamento e preocupação com o bem-estar e as necessidades de saúde da população macaibense, a Prefeitura de Macaíba encerra o ano de 2020 e se prepara para entrar 2021 com sua rede de atenção básica totalmente abastecida de medicamentos e insumos para a assistência cotidiana. Além disso, novos equipamentos foram adquiridos, entre os quais, novas câmaras frias para as salas de imunização do município, de forma a garantir uma melhor qualidade e eficácia das vacinas, já se preparando para a futura vacinação contra a COVID-19.

De acordo com Werbert Benigno, secretário municipal adjunto de Saúde, a preocupação da Prefeitura, ou seja, do prefeito Dr. Fernando é entregar uma gestão de forma organizada com a rede de saúde abastecida.

Assim, a Secretaria de Saúde realizou pedidos, mediante licitação, para estoques que pudessem durar nas unidades de saúde até fevereiro ou início de março de 2021, dependendo dos itens. Tudo isso para a efetiva continuidade das atividades da pasta nos próximos meses.

Segundo Írlia de Paula, coordenadora municipal de Atenção Básica, os novos medicamentos adquiridos estão dentro dos protocolos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUNE), preconizada pelo Ministério da Saúde, e incluem antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, vermífugos e psicotrópicos. No caso dos insumos, encontram-se vacinas, luvas, ataduras, seringas, ampolas e suprimentos nutricionais e EPIs.

Além das unidades da rede de atenção básica, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também teve seu estoque totalmente abastecido para prestar os atendimentos de urgência e emergência necessários que possam surgir no dia a dia.

Fotos: Márcio Lucas