Sistema de saúde do RN está à beira do colapso. Novo decreto proíbe serviços não essenciais por 14 dias.
O prefeito Emídio Jr participou de uma videoconferência sobre o novo decreto estadual com medidas para prevenção e enfrentamento à Covid-19, na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio Auta de Souza. A reunião contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, prefeitos da Região Metropolitana de Natal, procuradores dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho entre outras autoridades do Governo estadual.
Emídio destacou o momento crítico que a cidade enfrenta em decorrência da pandemia, o aumento no número de casos e mortes em todo o estado, a falta de cilindros de oxigênio e medicação para intubação de pacientes em todo o país. "Eu cito um exemplo: no último domingo (14), em plena madrugada, quando eu pedi socorro a governadora através do WhatsApp informando a situação que o nosso município estava passando pela iminente falta de oxigênio”, declarou o prefeito.
“Graças a Deus, não chegou a faltar, mas passamos grandes apertos. Ela nos atendeu, sempre à disposição para resolver o problema. Estamos devidamente abastecidos, mas é importante estarmos atentos. São muitas coisas que estão em jogo e a economia também, só que a vida deve estar sempre em primeiro lugar. É uma preocupação minha preservar vidas", afirmou Emídio.
Durante a videoconferência, a Procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva ressaltou a necessidade de que o decreto estadual seja cumprido por todas as prefeituras potiguares devido à crise no sistema de saúde em todo o estado. "É preciso seguir o decreto todo e esperamos a adesão de todos. É um remédio amargo, mas sem ele nem a economia sobrevive", ressaltou a procuradora.
"Quero ressaltar e agradecer a participação dos prefeitos e procuradores do Ministério Público. Estamos de prontidão para somar com vocês para que, se Deus quiser, possamos ter resultado. É uma questão de humanidade. O bem mais precioso que nós temos é a vida", disse a governadora Fátima Bezerra. O novo decreto da Prefeitura de Macaíba para enfrentar o avanço da pandemia da Covid-19 será publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias.
Foto: Tadeu de Oliveira
Assecom-PMM