29 abril, 2021 Prefeitura planeja reativar curral municipal para recolher animais abandonados

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) visitou o curral municipal próximo ao Posto da Maré no início desta semana. Segundo o titular da SEMAPE, Cícero Militão, o intuito é planejar a realização de uma reforma e adequações das instalações do curral para poder receber os animais de médio e grande porte (por exemplo, equinos e bovinos) abandonados pelas ruas da cidade, que serão recolhidos e levados para esse ambiente coberto, com comedouro, bebedouro e outras estruturas adequadas.

Cícero referiu que já dialogou com o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Billy Jean, sobre a importância de mudar a legislação municipal que trata sobre a captura destes animais nas ruas, com previsão de cobrança de multas aos donos, que deixam estes animais soltos pelas ruas do centro da cidade e rodovias federais e estaduais. Esta cobrança será exatamente para custear as despesas municipais com estes animais, que terão um tempo previsto para permanecer no local. O trabalho terá apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), que tem como titular Carlos Soares.

“Semanalmente, a SEMAPE fará a identificação das ruas e rodovias onde estes possíveis animais forem detectados para poder recolhê-los. O prefeito Emídio Júnior garantiu total apoio para que sejam providenciadas as estruturas necessárias para que este serviço possa acontecer na cidade, e está sensível à situação desses animais deste porte soltos pelas ruas causando transtornos e acidentes muitas vezes com vítimas fatais.”, expressou Militão.