11 maio, 2021 Programa de Aquisição de Alimentos beneficia diversas entidades em Macaíba

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade compra com doação simultânea, tem feito a diferença em Macaíba para várias entidades públicas e filantrópicas. O PAA é viabilizado graças aos recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

No Rio Grande do Norte, é desenvolvido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER-RN, em parceria com as prefeituras. Em Macaíba, graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE) e a EMATER, várias entidades estão sendo beneficiadas, entre elas: escolas públicas, CAPS, APAE, Abrigo Deus e Caridade e AMAI.

De acordo a EMATER, os produtos ofertados no município de Macaíba incluem jerimum, banana, batata, feijão-verde, cebolinha, coco, coentro, mamão, maracujá e macaxeira.

Os alimentos devem ser de produção própria dos agricultores familiares e cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

Para se tornar uma unidade executora do PAA, o município deve celebrar um termo de adesão junto ao MDS. A modalidade de Compra com Doação Simultânea tem como finalidade o atendimento de demandas locais de suplementação alimentar, promovendo o Direito Humano à Alimentação Adequada.

“O Programa de Aquisição de Alimentos começou a ser executado em Macaíba agora em 2021 com esta primeira entrega. Recebemos mais de 10 toneladas de alimentos. Ainda terão mais duas entregas neste ano. A equipe local de técnicos (EMATER) faz o cadastramento dos agricultores que tem os produtos da agricultura familiar, de modo que após a realização das entregas, elas recebem o pagamento diretamente em suas contas.”, explicou o titular da SEMAPE de Macaíba, Cícero Militão.

Deste modo, além de beneficiar as instituições e pessoas por ela assistidas, assegurando um aporte alimentar e nutricional, esse programa também garante renda e gera desenvolvimento para a agricultura familiar nossa cidade. "É um compromisso do prefeito Emídio Jr. garantir o fortalecimento do programa nesta parceria com a EMATER no sentido de beneficiar os agricultores e as instituições.", completou Militão.