14 maio, 2021 UPA de Macaíba agora tem atendimento de Raio-x plenamente reestabelecido

A partir de hoje (14/05), a Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba passa a realizar exames de Raio-x 24 horas por dia. A operação do aparelho, que é um dos mais modernos do Rio Grande do Norte, foi plenamente reestabelecida após um período de inatividade ocasionado no final de 2020.

Desde que assumiu a gestão da Prefeitura em janeiro e percebeu essa demanda, a nova administração esteve constantemente em busca das peças e da mão de obra especializada para providenciar o funcionamento do aparelho.

Em janeiro, o Município firmou uma parceria com o Estado, através do Hospital Regional Alfredo Mesquita, para realizar esses exames. Em abril, a UPA ganhou um aparelho de Raio-x portátil enquanto o equipamento principal não estava apto para funcionamento. O tempo para a total reparação se deve à complexidade do aparelho e a escassez de mão de obra especializada para realizar sua manutenção.

O pleno funcionamento do setor de Raio-X da UPA de Macaíba é mais um importante passo que a nova gestão dá no sentido de garantir uma melhor assistência de saúde para a população macaibense. O investimento foi de 29,5 mil reais. Agora, será possível realizar aproximadamente 50 exames por dia, sendo 30 eletivos, ou seja, encaminhados da Central de Marcação, e os demais gerados por situações de urgência e emergência, podendo variar de 05 a 20 a cada dia.