19 maio, 2021 Seminário aborda combate à exploração de crianças e adolescentes no CREAS

Em alusão à data de 18 de maio, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), realizou um importante seminário na tarde desta quarta-feira (19) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que tem como coordenadora Jéssica Araújo.

O seminário de conscientização conduzido pela assistente social Carolina Galvão, do CEDECA, Casa Renascer, marca o ápice da campanha que tem como lema: “Eduque, escute, proteja”, lançada pela SEMTAS no início deste mês envolvendo uma série de ações com o intuito de enfrentar esse tipo de violência, estimulando a população em geral a reconhecer e denunciar casos no município. O evento foi prestigiado pela secretária da pasta Raquel Barbosa, seu adjunto Eriberto Freire e pela vereadora Ismarleide Fernandes.

A campanha vai se estender até o final do mês, denominado de Maio Laranja. Também durante a tarde de hoje, uma equipe da SEMTAS esteve na Avenida Mônica Dantas (Pista Nova), distribuindo material educativo e alertando a população sobre a importância de denunciar esses casos.

Os principais mecanismos para essas denúncias são o Disque 100, serviço nacional que funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, inclusive finais de semana; o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende através dos números 3271-1423 e 99129-4601, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e o Conselho Tutelar, que atende mediante o 3271-6527, no horário das 8h às 14h, e o 99118-9899 após esse horário.