24 maio, 2021 Prefeitura discute Barragem de Tabatinga e suas potencialidades econômicas

Em uma reunião realizada na sede do Palácio Auta de Souza na manhã desta segunda-feira (24/05), o prefeito Emídio Júnior e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e da Pesca (SEMAPE), Cícero Militão, receberam o senhor Luiz Lacerda, presidente do Sindcomércio de Macaíba e vice-presidente da Fecomércio/RN, representantes do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), André Nunes, coordenador técnico, e Eduardo Araújo, pesquisador, e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Hélder Araújo.

Na pauta, debateu-se a situação da Barragem de Tabatinga e a manutenção do local, mais especificamente da casa de máquinas, do paredão e da comporta, a qual poderá ser feita em parceria com o Governo do Estado. Brevemente, deverá haver uma vistoria no local.

Além disso, foi mencionada a possibilidade de uma futura exploração do local como ponto turístico de nosso município, estimulando a economia principalmente das comunidades rurais que a cercam, assim como o aproveitamento da água para a fruticultura e piscicultura.

De acordo com dados do IGARN, a Barragem de Tabatinga tem a capacidade de acumular aproximadamente 90 milhões de metros cúbicos de água, sendo que atualmente o reservatório está com 14,15% desse volume (dados do Boletim que registra medição feita na data de hoje).

Fotos: Edeilson Morais