25 maio, 2021 Abertura da comporta da Barragem de Tabatinga é definida em reunião

Ainda na reunião de ontem realizada na sede da Prefeitura (24/05), que discutiu a situação da Barragem de Tabatinga e suas possíveis potencialidades econômicas, foi definida a abertura da comporta do reservatório, com o objetivo de perenizar o Rio Jundiaí.

Na reunião, o prefeito Emídio Júnior e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e da Pesca (SEMAPE), Cícero Militão, receberam o senhor Luiz Lacerda, presidente do Sindcomércio de Macaíba e vice-presidente da Fecomércio/RN, representantes do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), André Nunes, coordenador técnico, e Eduardo Araújo, pesquisador, e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Hélder Araújo.

Segundo Cícero Militão, a abertura da comporta a partir de agora se torna uma realidade. “A comporta será aberta para tornar o rio perene, facilitando assim a vida dos ribeirinhos que vão voltar a pescar.”, explicou. “A abertura da comporta é um compromisso do IGARN, da SEMARH e da Prefeitura de Macaíba, favorecendo a agricultura, a pecuária, a criação de peixes e o próprio turismo”, complementou. Futuramente, também será feita a abertura dos acessos ao local.

Outra questão importante mencionada pelo titular da SEMAPE é que será feita uma poda técnica na vegetação em torno do paredão, havendo até a possibilidade de remoção de parte dessa vegetação se necessário, tudo isso devidamente estudado para que não impactem negativamente o ambiente local e a segurança do paredão.