27 maio, 2021 Prefeito Emídio Jr discute novos projetos para gestantes em parceria com o ISD

Iniciativas visam assistência em saúde para a redução da mortalidade materno infantil

O prefeito Emídio Júnior esteve reunido com o diretor do Instituto Santos Dumont (ISD), Reginaldo para discutir novas parcerias entre a organização e a Prefeitura de Macaíba. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (27), no Palácio Auta de Souza.

O foco da discussão foram as atividades de saúde para as gestantes do município, entre elas, o Projeto Barriguda, iniciativa que atende as grávidas da comunidade quilombola Capoeiras, oferecendo assistência de saúde materno infantil para as mulheres do local e premiada pela Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde. O objetivo é que ações semelhantes sejam expandidas pela cidade, seguindo as diretrizes do Plano de Redução da Mortalidade Materno Infantil do Governo do Rio Grande do Norte.

O Plano do Governo do RN tem cinco diretrizes, sendo elas, Saúde Materna e Infantil na Atenção Básica; Vigilância em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde e Comunicação; Gestão do Cuidado; Educação Permanente em Saúde e Governança. O ISD auxiliará no desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde visando qualificar a assistência obstétrica do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, de Macaíba e sob administração do Governo do Estado.

Emídio agradeceu pela visita e a parceria com o Instituto, que é uma referência no Rio Grande do Norte, afirmando que a gestão da Prefeitura está disponível para novos trabalhos em conjunto.

Fotos: Edeilson Morais