27 maio, 2021 Prefeito Emídio Jr. sanciona Lei que beneficia portadores de fibromialgia

Desde a segunda-feira (24/05), está em vigor em Macaíba a Lei nº 2.187/2021, que institui a Política Municipal de Proteção dos direitos da Pessoa com Fibromialgia como Pessoa Com Deficiência e cria a Semana Municipal da Conscientização sobre a Fibromialgia. O prefeito sancionou a referida Lei que teve como base um projeto proposto e apresentado na Câmara Municipal pela vereadora Dadaia Ribeiro.

Segundo a Lei: “é considerada pessoa com fibromialgia aquela que, avaliada por médico reumatologista, fisiatra ou com especialização em dor crônica, preencha os requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia ou órgão que a venha a substitui”.

Entre os benefícios, por exemplo, o portador de fibromialgia poderá ter e atendimento preferencial em órgãos e empresas atuantes no município e utilizar-se de assentos prioritários e vagas de estacionamento especiais, destinado à pessoa idosa, gestante ou com deficiência.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica capaz de causar dores por todo o corpo, afetando principalmente mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode se manifestar em crianças, adolescentes e idosos.

Essa enfermidade está ligada ao Sistema Nervoso Central. Estudos indicam que o cérebro das pessoas acometidas interpreta os estímulos de forma mais intensa, aumentando a sensação de dor. A fibromialgia não tem cura, porém há diversos tratamentos que controlam a sua evolução.

Foto: Arquivo-PMM