11 junho, 2021 SEMAPE discute novo abrigo para animais e criação de suínos em áreas urbanas

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) realizou uma reunião virtual com a Dra Raquel Medeiros, Promotora do Meio Ambiente, na última quarta-feira (09), para discutir sobre a criação de suínos em espaço urbano e a implantação de um abrigo para animais de rua capturados no centro da cidade e nas rodovias que passam no município.

Sobre a utilização do curral existente ao lado do “Posto da Maré” para abrigar os animais de rua de médio porte, a promotora observa que há possibilidade sim da utilização do local, mesmo se tratando de uma Área de Preservação Permanente (APP) por se tratar de área de mangue.

De acordo com o secretário, o município em sua nova administração se compromete na reforma e administração do local até que seja realizada a construção do novo curral municipal. O município se compromete ainda que, ao deixar de utilizar o espaço, deve promover melhorias compensatórias, como reflorestamento da área.

A promotora Raquel Medeiros parabenizou a iniciativa e a preocupação da secretaria de Agricultura com a suinocultura em espaços urbanos. “O MP encara de forma satisfatória a proposta que a secretaria apresenta em fazer o monitoramento à assistência técnica para os suinocultores, visita semanal nos criatórios, a sanidade destes animais, a vacinação e articulação com as agências financeiras para orientar sobre o crédito no que a SEMAPE está chamando de Suinocultura Legal em Macaíba-RN”, disse ela.

“Confirmamos a disposição da Prefeitura, através da SEMAPE, e da Promotoria do Meio Ambiente em ordenar a criação da criação de suínos em espaço urbano, pois se trata de uma questão cultural, econômica e de saúde pública, tanto quanto ao uso temporal do curral, quanto o novo espaço a ser construído”, concluiu Cícero Militão, secretário da pasta.

Foto: Arquivo/PMM