24 junho, 2021 Prefeito e comitiva de Macaíba visitam APAC de Macau

Macaíba terá uma Associação em breve

O prefeito Emídio Jr conheceu as instalações e a experiência de implantação e trabalho da APAC de Macau durante visita à cidade, nesta quinta-feira (24). Macaíba terá em breve uma APAC (Associação de Assistência e Proteção aos Condenados), que funcionará no prédio do antigo CDP (Centro de Detenção Provisória), no bairro Alfredo Mesquita.

Em Macau, a Associação atende 17 recuperandos, todos os dias da semana com uma série de atividades, entre elas, marcenaria, aulas de espanhol, oficinas de artesanato, cursos na modalidade de Educação à Distância, cultos religiosos entre outras ações. Os condenados são responsáveis pela limpeza e manutenção das celas, organização do próprio armário e lavagem de roupas, entre outras ações.

Um sistema de responsabilidade individual e coletiva pauta o dia a dia de cada condenado, plano estruturado no “Quadro de avaliação disciplinar”, um sistema de pontos que visa orientar e valorizar cada atividade desenvolvida no local. De acordo com o Quadro, existem premiações para o recuperando modelo do mês; a cela mais organizada e a menos organizada; compositor do mês para os poetas e compositores da unidade; amigo do mês, que visa valorizar os parceiros na recuperação, entre outros tópicos.

Ações cumpridas somam pontos positivos e as faltas recebem pontuação negativa. Mais minutos para conversar por telefone com os familiares é uma das premiações na APAC, que está há mais de 200 dias sem nenhum tipo de falta. Ausência de rebeliões, motins são uma das marcas das Associação, que preza pela valorização da vida humana.

Os produtos feitos na marcenaria local podem ser vendidos pelos recuperandos e complementar a renda familiar de cada um. Jefferson é um dos que desenvolveu a profissão de marceneiro na APAC. O recuperando inclusive comprou as máquinas para trabalho com o dinheiro que conseguiu vendendo produtos feitos no local e planeja abrir uma marcenaria na cidade quando sair do regime fechado.

Durante a visita, o prefeito Emídio Jr parabenizou toda a equipe da APAC pelo trabalho e destacou o desenvolvimento da APAC de Macaíba. “A gente percebe e vê no semblante de vocês que incorporam a questão da recuperação, a vontade de trabalhar, ter uma profissão, ter o aconchego de seus familiares e viver de forma digna. Que Macaíba seja modelo e que possa se estender em outras cidades pelo Brasil afora” declarou o prefeito.

Na visita estiveram presentes a vereadora Dadaia Ribeiro; a secretária municipal de Saúde, Roberta Guilhermina e a assessora da Secretaria de Saúde, Aline Ribeiro. A equipe da APAC de Macau representada por Carlos Castro e Cléber Pinheiro, voluntários da Associação; o prefeito de Macau Zé Antônio, trabalhadores e trabalhadoras da Associação.

Fotos: Edeilson Morais