05 julho, 2021 Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa está em vigor e segue até 15/07

Por ocasião da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado do Rio Grande do Norte, que prossegue até o dia 15 deste mês. A Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE), está realizando os trabalhos de acompanhamento e orientando os trabalhos de imunização dos rebanhos de nossa cidade em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), fiscalizando e identificando os produtores locais para a devida localização e vacinação em tempo hábil.

De acordo com o Cícero Militão, secretário da SEMAPE, o IDIARN solicitou ao Ministério da Agricultura um prazo maior para a campanha, tendo em vista que o desabastecimento das vacinas para imunizar o rebanho, que foi provocado justamente pela pandemia do Covid-19.
Desta forma, os pecuaristas poderão comprar a vacina até o próximo dia 15/07, o prazo-limite para aquisição do imunizante nesta primeira fase da campanha. Inclusive, esse público tem até o dia 15/08 para poder cadastrar o rebanho vacinado na SEMAPE.

Para isso,  medidas de segurança serão tomadas para que o atendimento seja realizado, dentre elas, será atendido apenas um criador por vez, o mesmo deverá estar, obrigatoriamente, utilizando máscara, deverá higienizar as mãos com álcool em gel (70%) ou água e sabão, além de providenciar previamente as anotações das informações dos animais, como sexo e idade, para que o atendimento ocorra da forma mais ágil possível.

Para adquirirem a vacina e até 15 de agosto realizarem a respectiva declaração de rebanho, os criadores locais deverão se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca de Macaíba, para declarar a vacinação dos animais e regularizar o rebanho.

Para mais informações, os produtores locais devem ligar e agendar o seu atendimento através do contato telefônico: (84) 99161-7653.

Febre Aftosa

A febre Aftosa é uma doença causada por um vírus que provoca febre e aftas, primeiramente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.