05 julho, 2021 Emprego: Prefeito discute sobre ZPE de Macaíba com presidente da Fiern

Nova Medida Provisória altera instalação dos espaços em todo o Brasil

O prefeito Emídio Jr esteve reunido com o presidente da Fiern, Amaro Sales para discutir novas formas de implantação da ZPE de Macaíba, nesta segunda-feira (5), na sede da Federação, em Natal. A aprovação do Marco Legal das ZPEs, a Medida Provisória (MP), 1.033/2021 no Congresso Nacional (Câmara e Senado) alterou a forma de implantação das áreas em todo o país.

Alguns dos itens modificados pela MP estabelecem que as empresas instaladas possam destinar a produção para o mercado interno, inclusive empresas de serviços e que a ZPE ocupe áreas não contínuas, ou seja, possa ter conexão com portos e aeroportos. Com base nesta alteração, a Prefeitura trabalha junto à Fiern e o Governo do Estado para a efetiva instalação do espaço e geração de empregos no município. No Brasil, apenas a ZPE do Ceará, no Complexo do Pecém, está em pleno funcionamento.

Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício e de Planejamento, Sócrates Mendonça estiveram presentes na reunião, que também contou com a presença  de Márcia Maia, diretora-presidente da AGN (Agência de Fomento do RN); Edílson Fernandes, diretor operacional da AGN e Silvio Torquato, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte.

Fotos: Edeilson Morais