21 julho, 2021 Prefeito Emídio Jr assina cessão do terreno para construção do Parque Científico

Parque Augusto Severo (PAX) terá como especialidades energia, reabilitação em saúde e tecnologia da informação

O prefeito Emídio Jr assinou a cessão do terreno para a implantação do Parque Científico Tecnológico Augusto Severo (PAX), em Macaíba, nesta quarta-feira (21), em solenidade no auditório da Governadoria do Rio Grande do Norte. O documento, que legaliza a cessão do local da UFRN para o Governo do Estado também contou com a assinatura da governadora Fátima Bezerra; do reitor da UFRN, José Daniel Diniz; da coordenadora do projeto do Parque, Ângela Paiva e do diretor da FIERN, Djalma Cunha.

Marco para a ciência, tecnologia e inovação do Rio Grande e Norte e do Brasil, o Parque Augusto Severo tem uma área total de 50 hectares e funcionará na comunidade Jundiaí, próximo ao Instituto Santos Dumont (ISD). O Governo do RN está investindo R$ 8 milhões nas obras do PAX, que será inaugurado em julho de 2022. A assinatura permite que o Governo busque investimentos financeiros para apoiar a iniciativa, inclusive com o Banco Mundial.

"É um momento histórico para Macaíba e todo o Rio Grande do Norte. Tenho certeza que além da ciência e tecnologia o PAX vai auxiliar na geração de emprego para os nossos munícipes. O que estiver ao alcance da Prefeitura vamos fazer, de mãos dadas junto com o Governo do Estado, a UFRN, o Instituto Santos Dumont e todos os parceiros", declarou o prefeito Emídio Jr.

A governadora destacou a importância do local para o estado e as parcerias para o desenvolvimento do projeto. "Estamos dando um passo definitivo para consolidar o Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte, em Macaíba. É fundamental o envolvimento com o setor produtivo, empresarial, as academias e as prefeituras. Estou muito feliz, Emídio, porque estamos dando aqui hoje, seguramente, um dos passos mais importantes para o presente e o futuro de um Rio Grande do Norte com um desenvolvimento sustentável, ancorado na ciência, tecnologia e inovação", afirmou Fátima Bezerra.

O foco das atividades do Parque será concentrado em três áreas, sendo elas energia (renováveis, petróleo e gás), reabilitação em saúde e tecnologia da informação. Mais de 15.000 metros quadrados estão construídos no ambiente que comporta 70 salas, observatórios, laboratórios, incubadoras e centros de pesquisa e inovação.

A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Netinho França; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico Auri Simplício; de Administração, Sócrates Vieira; de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio; de Educação, Maria José Soares; os vereadores Aroldo da Saúde, Dadaia Ribeiro, Érika Emídio, Tafarel Freitas, Rita de Cássia, Ismarleide Duarte e Luizinho.

Prestigiaram o evento o vice-governador Antenor Roberto; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado; o diretor do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas; autoridades de instituições públicas de ensino, da indústria, do setor empresarial e de serviços do estado.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Edeilson Morais