Notícias

28 julho, 2021 Por recomendação do MP, Prefeitura continua retomada gradual e híbrida de aulas

A partir da próxima segunda-feira (02/08), a Prefeitura de Macaíba dá sequência à retomada gradual das aulas da rede pública municipal de ensino. Serão mais 20 escolas que iniciarão suas atividades em formato híbrido. O procedimento segue as recomendações do Ministério Público Estadual. De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria José Soares: “O MP vem dialogando com a Secretaria Municipal de Educação (SME) no decorrer deste ano para orientar a retomada das atividades presenciais na rede de ensino de Macaíba”.

A secretária acrescentou que, através da promotora responsável – Drª Iveluska Xavier, o órgão expressou o anseio de formalizar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o retorno de forma gradual e híbrido em toda a rede municipal, contemplando todas as etapas da educação básica e modalidades ofertadas pelo município. Para que esse TAC seja formalizado, a Prefeitura está fazendo vistoria e as adequações necessárias nas 43 unidades de ensino que compõem a rede local para o retorno gradual. Inclusive, a promotora esteve acompanhando a vistoria realizada pela equipe da Educação em 03 escolas, sendo 02 na zona urbana e 01 na zona rural.

Outro fato importante citado pela secretária Maria José é que o MP, em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RN) e médicos especialistas em infectologia e pediatria, realizou um ciclo de palestras e debates que se encerrou no dia 22/07 para amparar e orientar os municípios quanto ao retorno das atividades escolares de forma presencial.

O ano letivo 2021 teve início no dia 15/07 e naquele momento foram 9 escolas que retomaram as suas atividades de forma presencial e híbrida. As escolas são orientadas a fazer o rodízio de alunos semanalmente e enviar as atividades e orientações aos alunos que estão de forma remota. Todos os protocolos estabelecidos para prevenção da COVID-19 foram apresentados e as orientações foram dadas aos gestores e coordenadores pedagógicos em reuniões realizadas pelo setor pedagógico da SME, cujos técnicos têm feito o acompanhamento presencial nas escolas diariamente.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram entregues às escolas para uso na rotina escolar, a exemplo de máscaras, protetores faciais para as equipes escolares, álcool em gel e em líquido, tapetes sanitizantes, dispenser para álcool, totens para higienização e termômetros digitais.

Assecom-PMM