30 julho, 2021 Projeto do ISD populariza linguagem científica e aproxima ciência de comunidades

Tornar a compreensão da linguagem científica acessível à comunidade em geral é uma das tarefas intitulada “Alô Comunidade”, desenvolvida pelos alunos de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e do Mestrado em Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont (ISD) na disciplina Educação para a Cidadania Global. Na última quarta-feira (21/07), eles apresentaram trabalhos que utilizaram desde o Cordel ao Instagram para desmistificar termos comuns à Ciência, mas estranhos ao cotidiano do cidadão comum.

A disciplina foi idealizada e é ministrada por Reginaldo Freitas Júnior, diretor-geral do ISD. “A missão é traduzir um projeto de pesquisa para a comunidade e que possa ser veiculado na mídia para fazer com que as pessoas comuns, o trabalhador, o idoso, os pacientes atendidos no Instituto entendam o que está sendo desenvolvido no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS)”, destacou.

A partir do uso de emojis, comuns na linguagem virtual, eles atribuíram avaliações reacionais com figurinhas pensativa, sem entender, satisfeita e muito satisfeita. Os convidados ficaram inteiramente livres para apontar necessidades de mudanças nos trabalhos apresentados. As adequações necessárias serão efetivadas pelos estudantes e os conteúdos finais serão utilizados nas redes sociais do Instituto Santos Dumont (@isdnarede).

Antônia Camilo é agente comunitária de saúde da Prefeitura de Macaíba, acompanhou de perto e parabenizou a iniciativa, destacando que os trabalhos poderão aproximar ainda mais a comunidade do ISD e transformar a Ciência em uma mola propulsora da inclusão social. Para Antônia Camilo, a compreensão de termos técnico-científicos é de extrema importância para o trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde. “Nós conseguimos entender melhor e explicar melhor para os pacientes, para as pessoas que atendemos na região”, disse ela aos alunos que apresentaram os trabalhos.

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação. É referência em ensino, pesquisa e extensão em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia. O Instituto opera por meio de duas unidades localizadas em Macaíba (RN): O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

CONVÊNIOS

No início deste ano, a Prefeitura de Macaíba renovou os convênios com o Instituto Santos Dumont (ISD) para prestação de serviços de saúde para a população macaibense, com vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. Os objetivos da parceria são contribuir para a garantia dos direitos individuais e/ou coletivos na reabilitação física, auditiva e intelectual dos usuários da 7ª Região de Saúde do RN e, ofertar na área de saúde materno infantil, serviços não disponíveis no âmbito municipal.

*Assecom-PMM

*Texto baseado em informações da Assessoria/ISD