Notícias

10 agosto, 2021 Secretaria de Agricultura discute empreendedorismo para mulheres rurais

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) realizou uma visita ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na tarde de ontem (09). A equipe se reuniu com o superintendente do instituto, Marcelo Augusto de Oliveira Gurgel, e discutiu uma série de questões relacionadas aos assentamentos rurais de Macaíba. 

Dentre as ações discutidas, a SEMAPE tratou do novo acordo de cooperação para a realização do Fomento Mulher, linha de crédito destinada à mulheres assentadas. Neste programa, a secretaria elabora a proposta e faz a fiscalização da aplicação de recursos de até 5 mil reais para financiar atividades que podem ser da agricultura, pecuária ou outra atividade em que a mulher tenha habilidade, como o artesanato. 

Nesse programa de crédito, a mulher assentada só precisam devolver ao banco 20% do valor do crédito atualizado. A SEMAPE e o INCRA planejam estabelecer novamente esse importante fomento para as mulheres dos assentamentos Margarida Alves, Quilombo dos Palmares, Caracaxá, José Coelho, Eldorado dos Carajás, dentre outros. 

“As atividades relacionadas ao Fomento Mulher serão retomadas pela secretaria, em parceria com o INCRA. É um compromisso da gestão, ter esse olhar atencioso e parceiro com os assentamentos rurais do nosso município. Outras modalidades de crédito também serão levantadas junto ao Instituto, diante do que foi acenado hoje”, concluiu o secretário da pasta, Cícero da Silva Militão.

Assecom-PMM