12 agosto, 2021 SEMAPE discute detalhes para retomada da Feira de Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) realizou nesta quarta-feira (11/08) a primeira reunião com um grupo de agricultores familiares pra tratar sobre a retomada da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Macaíba, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e da Agricultura Familiar (SEDRAF).

Os beneficiários já cadastrados serão acompanhados pelo Programa de Acompanhamento das Mulheres rurais e estão selecionados para fazer parte desse projeto. Para serem cadastrados, “os participantes precisam ter produção, não pode comprar pra poder vender, não usar agrotóxicos pra combater pragas e doenças nas lavouras, e não precisa ter necessariamente a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)”, explicou o secretário da pasta, Cícero Militão.

A Feira de Agricultura Familiar acontecerá três vezes por semana e terá produtos diversificados e livres de agrotóxicos, como hortaliças folhosas, tomate, cebola, pimentão, pimenta, tubérculos, frutas, ovos, frango, dentre outros, todos produzidos nas comunidades rurais e assentamentos do município. O local onde a feira será instalada ainda está em processo de definição, podendo ser no calçadão da Praça Paulo Holanda Paz ou no estacionamento da Igreja Católica Matriz.

Esses agricultores serão beneficiados através dessa parceria entre a Prefeitura Municipal, através da SEMAPE e da SEDRAF, por meio da qual será assinado um termo de parceria para que as barracas sejam repassadas para a Prefeitura e, consequentemente, os beneficiários poderão utilizar as barracas enquanto permanecerem no projeto.