Notícias

15 setembro, 2021 GACC-RN realiza palestra do Setembro Dourado com docentes em escolas municipais

Nesta quarta (15), o Centro de Educação Municipal Pedro Gomes de Souza, a Escola Municipal Auta de Souza e a Escola Municipal José Pinheiro Borges receberam a equipe do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN) para falar sobre o Setembro Dourado, campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A atividade foi voltada para os professores com o objetivo de falar com esses profissionais sobre se atentar aos sinais e sintomas sugestivos de doença, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoce. 

Na palestra, foi feita a apresentação do Grupo e das ações promovidas, falado da necessidade do conhecimento sobre o diagnóstico, o auxílio dos professores nesses cuidados, o trabalho voluntário da instituição, como cada um pode se tornar membro e contribuir com as atividades realizadas, entre outros. A atividade contou com parte da equipe do GACC-RN, de Maria José Soares, secretária municipal de educação, e do corpo docente das escolas. 

Karina Figueiredo, pedagoga do GACC-RN, comenta sobre a importância da ação. "A importância de estarmos aqui é justamente tornar os professores multiplicadores do diagnóstico precoce para que eles possam aprender cada sinal, e assim, observar as crianças, adolescentes, seus alunos e até mesmo algum familiar. O câncer tem cura, e quando diagnosticado rapidamente, fornece uma chance maior de cura", fala. 

Os professores e alunos das escolas participaram de uma campanha onde arrecadaram alimentos para doar para o Grupo, que é uma instituição sem fins lucrativos e atua com grupo de voluntários e colaboradores.

Fotos: Guilherme Xavier

Assecom-PMM