06 janeiro, 2012 Prefeitura realiza o maior programa de habitação popular do estado e vai beneficiar mais de mil famílias em 2012

Esta quinta-feira (5) foi um dia especial para 50 homens e mulheres de diversas comunidades rurais e urbanas de Macaíba. Em clima de muita alegria, todos assinaram seus contratos e receberão em 60 dias a tão sonhada casa própria, doada pela prefeitura.

O salão de reuniões do Palácio Auta de Souza, sede da administração municipal, ficou lotado durante toda a tarde. O evento contou com a presença da prefeita Marília Dias, que fez questão de cumprimentar os presentes pela importante conquista e também assinou todos os documentos.

Adeniza Rodrigues de Lima, da Vila São José, foi uma das primeiras a chegar à prefeitura. Mãe de 2 filhos, a dona-de-casa alimentou por 10 anos o sonho de ter sua casa própria. “Essas casas que a prefeitura está doando para mim e pra todos que precisam são verdadeiras bênçãos. Quem ganha pouco e mora de aluguel, pagando água e luz, muitas vezes dependendo da ajuda de outras pessoas para sobreviver, sabe o quanto é importante uma casa como essa que eu vou receber”, comemorou Adeniza.

O Programa de Habitação Popular executado pela Prefeitura de Macaíba desde 2009 já desponta como referência positiva em nível de Brasil e é considerado o maior do Rio Grande do Norte.

Nos últimos 3 anos já foram construídas 1.400 unidades habitacionais e até o final de 2012 serão mais mil casas doadas à população carente do município com o objetivo de promover a dignidade das famílias, erradicando mazelas como as casas de taipa e corrigindo distorções como a chamada coabitação familiar, que dá relevante contribuição ao déficit habitacional em Macaíba, e os elevados aluguéis, com o que muitas famílias chegam a comprometer 50% de suas baixas rendas.

Nesta fase do Programa, estão sendo beneficiadas 500 famílias macaibenses devidamente cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que fez uma séria análise da documentação fornecida e uma rígida investigação social sobre cada candidato. Os beneficiários, divididos em grupos de 50 pessoas, assinarão seus respectivos contratos nos próximos dias, seguindo um cronograma estabelecido pela prefeitura.

A dona-de-casa Maria José Dantas Fernandes foi beneficiada pelo Programa de Habitação Popular executado pela prefeitura há 2 anos e hoje vive feliz da vida com seus 5 filhos na casa que ganhou no Loteamento Recanto Verde, zona urbana de Macaíba. “Minha vida mudou pra muito melhor depois que eu recebi esta casa. Está todo mundo muito feliz e satisfeito. Já deu até pra fazer uma pequena reforma. Foi um sonho realizado que eu agradeço muito, todos os dias”, disse Maria José.

A dona-de-casa Maria José Dantas Fernandes, há dois anos na casa própria, sem prestação nem aluguel.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil potiguares não tem casa ou vivem em situações precárias de moradia, o que corresponde a cerca de 100 mil famílias. Em nível de Macaíba, estudos realizados antes da execução do Programa de Habitação revelaram um déficit habitacional de 15%. No Brasil, são cerca de 5,5 milhões de sem teto.

Para a prefeita Marília Dias, o alcance social do Programa revela sua verdadeira dimensão. “Não estamos apenas construindo e doando paredes de tijolos, estamos devolvendo a dignidade a milhares de macaibenses; estamos levando saúde e segurança a famílias que viviam em meio à lama, sem água encanada, condições sanitárias, energia e correndo riscos em casas prestes a cair; pais e mães de famílias agora podem oferecer melhores condições aos filhos, sem a despesa mensal do aluguel; estamos alimentando a esperança de cidadãos, que percebem nesta ação a redenção definitiva em relação a um dos mais sérios problemas não só de Macaíba, mas do Brasil”, disse a prefeita.

Ainda segundo Marília Dias, sua intenção é continuar buscando parcerias em todas as esferas para atrair recursos para construção de novas unidades habitacionais. “Além do número de casas que já anunciamos para este ano, com recursos já assegurados, continuamos incansáveis na busca por sempre mais. Macaíba é privilegiada por possuir um grande território, cheio de áreas livres e desabitadas; um município que desponta com grande potencial produtivo, gerando riquezas; não é aceitável que ainda tenhamos cidadãos sem uma casa pra morar. Lutar por isso foi um compromisso que assumi nas ruas e estou cumprindo”, completou a Marília.

Confira mais algumas fotos das assinaturas de contratos aqui.