26 agosto, 2009 Prefeita Marília Dias busca viabilizar construção de UPA em Macaíba

Chefe do executivo esteve no Rio de Janeiro discutindo com técnicos do Ministério da Saúde construção de uma unidade no município

A prefeita Marília Dias esteve no Rio de Janeiro semana passada (21.08), a convite do Ministério da Saúde para conhecer o projeto e alguns procedimentos utilizados para a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s). No encontro, a prefeita se inteirou junto aos técnicos do Ministério da Saúde a possibilidade de construção de uma unidade em Macaíba.

Durante a viagem, ela também conheceu a UPA construída e inaugurada este ano em Manguinhos, no Rio de Janeiro, que além de funcionar 24 horas por dia, diferencia-se das demais por prestar atendimentos simultâneos nas áreas de emergência, ambulatorial e farmácia.

Outra novidade que foi apresentada pelos técnicos do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, é a possibilidade da realização da licitação na modalidade internacional, que agilizaria significativamente o processo de construção e entrega da unidade. Vários municípios do país estão aderindo a este modelo de licitação. Algumas UPA´s têm sido entregue em prazos de no máximo um mês.

Marília Dias também está buscando o apoio do Governo do Estado para que Macaíba seja contemplada com uma das UPA´s que estão asseguradas ao Rio Grande do Norte pelo Governo Federal. Na quinta-feira (27.08) uma reunião bipartite será realizada em Natal, onde profissionais da área de saúde do estado e técnicos do Ministério da Saúde que estão a frente dos projetos de construção das unidades, vão discutir os requisitos necessários para a construção das unidades de saúde.

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Por: Bruno Falcão / Assecom - PMM